Acabei de ver o filme V de Vingança, e ele me surpreendeu positivamente. Ele foi um filme um tanto especial para eu que tenho uma certa tendência à anarquia. Filmes bons que mostram os bons valores da responsabilidade pessoal e justiça aqui e agora, são apenas os de faroeste. Gosto do Clint Eastwood, principalmente os filmes velhões. Mas vamos falar do V de Vingança, um filme com viés anarquista!
Inicialmente, um comentário: gostei tanto do filme com este viés anarquista pois tudo o que vemos hoje em dia é cheio de baboseira socialista, e isso enche a paciência... basta o cara querer ganhar dinheiro, já vira um malvado sem escrúpulos, já escutamos ao fundo algum susurro "ninguém cuida das criancinhas", ou "a polícia só faz um mal trabalho porque falta dinheiro", ou "que tal criar um novo imposto" etc e tal...
Quando aparece um empresário bom, é porque ele quer "fazer pelo social", "ambientalismo" e o raio que o seja. Não assisti ao Avatar, mas sei que a história é sobre uma corporação malvada que vai destruir o meio ambiente a cultura do índios ou sei lá como que se chamam os azuizinhos... enfim, estas histórias cansaram! Este é o motivo do sucesso do Tropa de Elite. Não fica endeuzando bandido, como esquerdistas gostam tanto.
Desabafos à parte, falemos do V de Vingança: o filme me colocou para pensar. Especialmente esta frase que citei, que foi a parte que mais me impactou do filme. Quantas vezes não temos medo de chegar naquela gatinha e não fazemos nada? Quantas vezes deixamos de iniciar um negócio com medo de perder dinheiro? Quantas tempo enrolamos para comprar ações até finalmente tomarmos coragem e iniciarmos?
Ora, já cheguei em muitas gatinhas, e a regra é tomar uma botinada. Já vi vários colegas iniciarem negócios e perderem dinheiro. Quando liguei na corretora do Bradesco anos atrás (em 2006 creio) dizendo que queria comprar ações, o atendente riu da minha cara quando eu disse que tinha 2k para comprar ações.
Ora, o que quero dizer neste post é que as coisas dão errado. Especialmente se você vai só com a cara e com a coragem, sem planejar. O nosso medo não é irracional, ele sabe que a probabilidade de dar errado é maior do que a de dar certo.
No entanto, por muitas vezes ficamos paralizados por ele. Como que vamos atingir algum objetivo se não ousamos? Se deixamos o medo nos controlar? Só vai chegar no sucesso quem tentar, e geralmente as histórias de sucesso são cheias de percalços que fariam os "normais" desistirem.
Estou me lembrando dos percalços que passei (até hoje) na bolsa. O atendente despreparado foi apenas o primeiro, e o mais simples... fiquei puto na hora, mas depois vi a propaganda da Easynvest e falei com eles. Fui muito melhor atendido, por isso comecei a trabalhar com eles.
Quando iniciei, como já disse em outro post, meu pensamento era: "se tudo der errado, continuo pobre. É só não me alavancar que as perdas estarão limitas ao meu capital. Arriscado é ficar dependendo de emprego o resto da vida." Uma outra coisa que eu pensei, e que foi o que me convenceu, foi:
"Meus amigos estão todos indo atrás de pós... tem um cara que vai trabalhar um tempo em Londres como garçom ou sei lá o que só pelo currículo... ora, pós, cursos, experiência internacional.... tudo isso tem custos... e sinceramente, eu acho que aprenderei mais pondo a mão na massa do que fazendo algum curso. Está decido, provavelmente serei engolido vivo pelos tubarões do mercado, como todo mundo é, mas no final terei aprendido e na próxima vez poderei faturar de verdade. Com a vantagem de que será uma fonte de renda além do meu trabalho."
O que aconteceu depois foi uma cagada que tenho vergonha até hoje. Eu diligentemente entrei no site da bovespa, olhei ação por ação e dividi o lucro líquido pelo número de ações. Com o preço das ações, calculei o P/L de todas. A anta aqui achava que o lucro das empresas fosse estável o suficiente para ignorar pequenas variações, mas este foi meu menor erro. O fato é que algumas ações são apenas BDRs... para quem não sabe o que é, dá uma googlada em Brazilian Depositary Receipts...
Como é apenas uma pequena parte das ações da empresa negociada aqui na bovespa (e mostrava um número muito pequeno de ações no site), o índice P/L ficou ótimo (acho que menos que 1) para uma empresa, o Banco da Patagônia. Eu achei um pouco estranho, mas quem sou eu, eu havia dito para mim mesmo que iria achar a empresa com menor P/L e comprar, não importava se fosse obscura ou não.
Resumindo, comprei 100 ações a 50 cada... tinha só uma ordem de venda, e fechei com aquela. Nem me preocupei com a falta de liquidez... só sei que umas duas semanas depois fui entender o que raio eram BDRs e quando fui vender, que surpresa! o preço estava em 35! Perdi 1.500 reais em duas semanas! WTF!
Eu me lembro que eu suava frio pensando naquele livro de ordens vazio completamente sem liquidez...só suei tão frio assim novamente no crash de 2008. Ei, mas era para isso que eu havia começado. Aquela primeira lição me custou 1.500 reais... aiai... e eu só tinha 5 mil...agora 3,5 ....se cada lição fosse me custar tanto assim, eu seria expulso do mercado em menos de 3 meses. Felizmente, estudei, aprendi e minha "sorte" mudou.
A mensagem que quero deixar é esta: As coisas dão errado muito mais do que dão certo. Mas nossa experiência, tentativa e erro, e claro, aprender com os erros dos outros são ferramentas que desenvolvemos e depois, conforme estamos mais bem equipados, o medo se torna apenas uma lembrança remota... hoje investir em ações é para mim algo natural, faz parte do cotidiano.
Enquanto temos medo, e ficamos criando mil histórias na cabeça sobre como as coisas podem dar errado, outras pessoas estão no mercado, seja de ações, seja no mercado amoroso... quando não permitimos ao medo dominar nossos pensamentos, somos verdadeiramente livres. E é disso que se trata.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“juros compostos são a força mais poderosa do Universo”. Albert Einstein
Diz a lenda que um rei estava muito triste devido à morte de sua filha. Este rei ofereceu qualquer recompensa, limitada à metade de seu rein...
-
Talvez o leitor já tenha se sentido como se vivesse em uma selva, tendo que “matar um leão por dia” para sobreviver, alimentar os filhos, e ...
-
Um dos posts mais comuns em blogs de finanças procura responder à questão: "é possível viver de dividendos?" E eu sempre fiquei ...
-
Quando questionadas sobre quanto dinheiro precisariam para parar definitivamente de trabalhar, a maioria das pessoas é pega de surpresa. Nun...
Nenhum comentário:
Postar um comentário