(Texto escrito em 2013) - Não lembro o autor da frase. Não fui eu, mas concordo 100%. Depois de ter passado pelo crash de 2008, não há como discordar. Depois de vir investindo em BB desde o início de 2009, não há como discordar mesmo. A bendita ação do BB sempre mostrou ótimos indicadores, mas a cotação nunca "decolou". Houve diversos "drivers" que a impediram de subir.
Depois da crise "passar" (em 2009 a bolsa subia, mas sabemos que a crise de 2008 não acabou até hoje), houve boatos e posterior fato da compra da Nossa Caixa. Isso manteve BB em cotações de 2008 no início de 2009. Em 2010, a bolsa caiu, e ele ficou cotado em baixa... Depois em 2011 ele teve que emitir novas ações para adequar o free-float em 25%. E isso manteve as ações em baixa. Depois em 2012 houve os boatos da famigerada queda dos juros e spreads forçados pela Dilma. E agora em 2013 tudo está capotando e ele está se mantendo em baixa. Já são 4 anos (5 se contarmos 2008) de excelentes cotações para investir. E o lucro se manteve bem, mesmo com crise e pibinho.
Aparentemente as pessoas se acostumaram a cotar BB (esse sim inquebrável) a 5, 6 vezes os lucros. E quando dizem que está em "alta", é porque está negociado a 8x! Fazer o que né, é comprar sempre e abrir o sorriso a cada trimestre quando cai o faz-me-rir.
Quem precisa de uma confirmação dos outros, deve ficar longe da bolsa. Compro BB religiosamente há anos, e a bagaça não subiu. Não me incomodo. O único problema de fato é que fico muito preocupado quando vai sair resultado trimestral, pois tem uma concentração muito grande na minha carteira. Já estou trabalhando nisso. No entanto, sabemos que precisamos de um pouco de diversificação, senão o risco é grande demais.
Não quero fazer um post grande, quero apenas provar meu ponto: Meu ponto é que de 2007 até hoje, o ibovespa está no zero a zero. Minha carteira está com +72%. Praticamente tudo disso são dividendos. Não é nada incrível, dá menos de parcos 9% a.a. mas se eu me preocupasse cada vez que a cotação do bendito BB cai, e vendesse, com certeza estaria no prejuízo. Imagina se eu fosse na euforia dos outros e comprasse OGX, a empresa do futuro, rs...Não precisa ser nenhum gênio para investir em ações, nem precisa ser rápido no raciocínio. Precisa sim saber tomar decisões embasadas, e principalmente confiar mais no próprio julgamento do que no dos outros.
* E precisa ter estômago! Eu fico tão preocupado quando vai ter resultado do BB que nem durmo direito. Por isso não estou comprando mais esta ação, mesmo com estas cotações "de graça". Estou dando uma diversificada na carteira, mandando uns FIIs aos poucos... pois invisto para ter paz de espírito, e não o contrário!
Para mim, a paz de espírito vem antes da busca pela rentabilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“juros compostos são a força mais poderosa do Universo”. Albert Einstein
Diz a lenda que um rei estava muito triste devido à morte de sua filha. Este rei ofereceu qualquer recompensa, limitada à metade de seu rein...
-
Talvez o leitor já tenha se sentido como se vivesse em uma selva, tendo que “matar um leão por dia” para sobreviver, alimentar os filhos, e ...
-
Um dos posts mais comuns em blogs de finanças procura responder à questão: "é possível viver de dividendos?" E eu sempre fiquei ...
-
Quando questionadas sobre quanto dinheiro precisariam para parar definitivamente de trabalhar, a maioria das pessoas é pega de surpresa. Nun...
Nenhum comentário:
Postar um comentário